Pavilhão do Conhecimento. Agenda de Fevereiro

a-ciência-está-na-mesa-supernova

O Pavilhão do Conhecimento conta já com um programa de actividades diversificadas para o mês de fevereiro. Destaca-se a inauguração, no dia nove, às 18h30, da exposição Bom Apetite! A ciência está na mesa.

Inauguração da exposição  Bom Apetite! A ciência está na mesa

A nova exposição temporária é composta por mais de trinta módulos interactivos. O objectivo é revelar que comer bem não é apenas uma questão de calorias ou quantidades, oferecendo aos visitantes a possibilidade de compreenderem melhor as regras de uma alimentação saudável, ajudando à leitura e triagem de uma multiplicidade de mensagens e informações que, todos os dias, surgem ligadas à alimentação. Podem as escolhas de hoje influenciar as refeições de amanhã? Poderá descobrir até Setembro de 2017.

Desenhos até ao Infinito com Python

Dia 11 de fevereiro, das 15:30 às 18:30, o Pavilhão do Conhecimento convida o público a descobrir a linguagem da programação, como uma arte que deve estar ao alcance de todos, uma vez que permite desenvolver o raciocínio lógico e matemático. O desafio é criar figuras geométricas e outras um pouco menos, como pentagramas, a espiral de Fibonacci, o floco de neve do Koch e o símbolo do infinito. Dinamizado por professores e alunos do curso de Electrónica, Automação e Comando do INETE, este workshop é gratuito.

A Cozinha é um Laboratório / O Cantinho da Ciência

No dia 12 de Fevereiro, às 15:30 e às 17:15, os amantes de cheesecake de fruta vão poder descobrir como as algas podem embelezar receitas. No mesmo dia, às 11:30, às 15:30 e às 17:15, será possível experimentar ser zoólogo no Cantinho da Ciência. Os bilhetes custam dois euros por participante (gratuitos na compra do bilhete de acesso às exposições).

Programar com Arduino

No dia 18 de Fevereiro, pretende voltar-se a explorar, criar e imaginar com a linguagem da programação. O Arduino é uma plataforma electrónica de prototipagem open-source, baseada em hardware software de fácil utilização, que permite criar objectos e ambientes interactivos. Este workshop gratuito desafia os participantes a realizarem um projeto ligado à sustentabilidade do planeta.

Junkyard Wars

O dia 25 de Fevereiro será dedicado à política dos três Rs, com maior foco na Reutilização, utilizando desperdícios comuns e lixo tecnológico na esperança de lhes conceder uma nova vida.

Exposição A revolução científica para além do laboratório

Esta exposição temporária, presente no Pavilhão do Conhecimento até 26 de Março, conta as histórias surpreendentes de oito pessoas que realizam projectos científicos fora dos laboratórios, criando os seus próprios dispositivos médicos, produzindo próteses ou desenvolvendo formas de monitorizar a poluição da cidade onde vivem. Porque a ciência não é feita apenas por cientistas.

Pode consultar mais actividades para o mês de Fevereiro na página do Pavilhão do Conhecimento.

Filed under Notícias

Raquel Dias da Silva. Licenciada em Ciências da Comunicação - Área Opcional de Jornalismo e a frequentar o Mestrado em Comunicação de Ciência na FCSH-UNL, gosto de observar, desmontar fenómenos e partilhá-los através de histórias. Apaixonada por jornalismo (sobretudo cultural, ambiental e de ciência), alimento-me do que me faz pensar - teatro, livros e outros quebra-cabeças - e do que me deixa sem palavras - natureza, gastronomia, música e a arte de fotografar.

Comenta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.