GREENFEST 2017, festival de sustentabilidade no Estoril

GreenFest 2017

O GREENFEST está de regresso para a sua 10.ª edição de 28 de setembro a um de outubro, no Centro de Congressos do Estoril. Como costume, assinala-se  o que de melhor se faz no âmbito da sustentabilidade.

O evento, que este ano conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, junta empresas, autarquias, escolas e cidadãos com o objectivo de sensibilizar para as questões da sustentabilidade, nas suas vertentes social, económica e ambiental.

O GREENFEST acredita no poder da partilha e da cidadania activa para mudar atitudes, numa “economia verde”, transformando produtos e serviços em ferramentas de mudança, e que a criatividade, a inovação e as novas tecnologias podem estar ao serviço do ambiente.

Com onze temáticas, estarão presentes quase 30 oradores, incluindo Francisco Teixeira, director do departamento de comunicação e cidadania ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente, Mafalda Ribeiro, autora e interventiva na área da exclusão social, e Tiago Pitta e Cunha, consultor do Presidente da República para os assuntos do mar.

O festival começa às 9h30 de 28 de setembro, com uma conferência de abertura sobre o papel dos cidadãos e empresas na execução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, seguindo-se uma conferência sobre a “economia azul”. Destaca-se o desfile de moda sustentável ligada ao mar, a partir das 17h30, no PISO 2.

O Galardão ECOXXI, que será entregue logo no primeiro dia do GREENFEST, visa reconhecer o trabalho realizado pelo município durante o ano passado, em prol do desenvolvimento sustentável.

No dia 29 de setembro, destaca-se o Workshop “Mudar a escola: preparar os adultos de amanhã”, às 10h no PISO 2, e o showcooking de pequenos-almoços saudáveis e vegans de Ana Catarina Sequeira.

No fim-de-semana, a programação conta com actividades como aulas de ioga, música, teatro, rastreios de saúde, nutrição, moda ecológica, comida de rua, dança, artesanato, mercado biológico e muito mais.

No dia 30 de setembro, destaca-se a apresentação da obra O Livro da Bicicleta, de Miguel Barroso, e o workshop de escrita por Paula Perfeito. Enquanto no dia um de outubro, se contam inúmeros showcookings de comida saudável, vegan, macrobiótica e de consumo sustentável de peixe e marisco.

O custo do bilhete diário é 5€ (gratuito para crianças até aos 12 e para séniores) com acesso a todas as actividades no espaço do Centro de Congressos do Estoril. O acesso aos jardins do Casino Estoril e ao espaço dedicado à temática da generosidade é livre. Pode saber mais sobre o festival no site oficial e descarregar a aplicação para IOS ou Android.

Comenta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.