Robôs, Cuidados de Saúde e Bioética na 8.ª edição do Dia C

A 8.ª edição do Dia C – Ciclo de conversas sobre ética nas Ciências da Vida ocorre no próximo dia 25 de novembro, às 19h30, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Integrada na programação da Semana da Ciência e da Tecnologia, pretende debater a ligação entre Robôs, Cuidados de Saúde e Bioética.

Os robôs são cada vez mais procurados para prestar cuidados de saúde a idosos ou a pessoas com outras limitações físicas. (…) Argumenta quem os procura que os robôs assistentes podem garantir a independência dos recipientes de cuidado (…).  Outras vozes, no entanto, argumentam que a utilização de robôs de serviço contribui apenas para um maior conforto dos prestadores de cuidados, com importantes consequências ao nível do isolamento social, depressão e perda de dignidade ou liberdade pessoal dos pacientes ou idosos afectados.”

João Sequeira, do Instituto de Sistemas e Robótica/LARSyS, e Porfírio Silva, do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Sistemas e Robótica/LARSyS, são os oradores convidados para esta conversa, que pretende refletir sobre os desafios éticos e morais a serem considerados no desenvolvimento destas interações entre humanos e robôs.

A entrada na conferência é livre mediante inscrição prévia aqui.

Comenta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.