Robô educativo Create 2 da iRobot® chega a Portugal

O robô programável Create® 2 da iRobot®  inclui recursos para educadores, estudantes do ensino secundário e universitário, arquivos para impressão em 3D e instruções para principiantes.

A iRobot, líder global de robôs de consumo, acaba de lançar o Create® 2, uma plataforma robótica móvel, pré-construída e programável, projectada para inspirar a próxima geração de líderes em robótica. Pré-construído a partir de componentes do famoso robô aspirador Roomba®, é uma nova ferramenta destinada a estudantes, professores e programadores para entender os fundamentos da programação de robots. A iRobot faculta ainda tutoriais online, arquivos para impressão em 3D, um modelo de perfuração da placa frontal e instruções (disponíveis em inglês).

Os recursos e tutoriais de ajuda incluem projectos de nível básico como o DJ Create 2, um robô para dispositivos móveis compatíveis com Bluetooth para controlar música, e o LightBot, para criar imagens de LED através da pintura com luz.

“Como líder global em tecnologia robótica, na iRobot®, acreditamos que a nossa responsabilidade é incentivar a paixão dos alunos por carreiras relacionadas com STEM, [i.e.] todas as áreas académicas ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, afirma em comunicado Colin Angle, presidente e Chief Executive Officer da iRobot®. “Os robots têm algo especial, diferente de qualquer outra ferramenta de aprendizagem. O Create® 2, com os seus recursos online e o seu hardware nascido do reconhecido Roomba®, oferece uma nova ferramenta para estudantes e educadores. Estamos muito felizes por poder oferecer estes dispositivos à comunidade educacional em Portugal.”

Anteriormente vendido apenas nos Estados Unidos, o robô educativo chega finalmente a Portugal e a outros países europeus, por um valor de 249,99€.

Filed under Notícias

Raquel Dias da Silva. Licenciada em Ciências da Comunicação - Área Opcional de Jornalismo e a frequentar o Mestrado em Comunicação de Ciência na FCSH-UNL, gosto de observar, desmontar fenómenos e partilhá-los através de histórias. Apaixonada por jornalismo (sobretudo cultural, ambiental e de ciência), alimento-me do que me faz pensar - teatro, livros e outros quebra-cabeças - e do que me deixa sem palavras - natureza, gastronomia, música e a arte de fotografar.

Comenta