“Cães e Gatos”, a exposição do Pavilhão do Conhecimento celebra o Dia Mundial do Animal

Em Portugal, existem mais de dois milhões de cães e um milhão de gatos. A exposição temporária Cães e Gatos inaugura a 4 de Outubro, Dia Mundial do Animal, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Os animais de companhia também são bem-vindos, informa o comunicado do Centro Ciência Viva.

As boas-vindas começam às 18h, com a presença de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva; Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Sophie Lécuyer, do museu Cité des Sciences et de l’Industrie

Estão planeadas actividades durante todo o dia, como uma oficina para criar brinquedos para treinar a memória, capacidade de reacção, força ou agilidade dos nossos cães e gatos. Além disso, também irá decorrer na biblioteca, por exemplo, uma conversa sobre a forma como os cães comunicam com investigadores do Centro para o Conhecimento Animal.

Às 18h15, Pedro Paiva, especialista em comportamento canino, dará “dicas preciosas sobre como interagir com os nossos amigos de quatro patas”. E, a partir das 18h45, o público poderá usufruir do cocktail e visitar a exposição.

A exposição

A mostra, que ocupa 600 m², é composta por três áreas temáticas, que abordam diversos conceitos relacionados com a morfologia, genética, etologia, evolução, história e o papel dos cães e gatos na sociedade.

Na sua pele dedica-se à análise das características morfológicas dos animais. “As diferenças entre raças podem ser significativas ou resumirem-se a pormenores: o formato das orelhas, a cor dos olhos ou o tamanho da cauda. Sabe distinguir um siamês de um thai? Ou um carlim de um buldogue -francês?”

Na sua cabeça questiona a forma como os animais comunicam e como entendem o nosso discurso, voz e gestos. Por último, Nas nossas sociedades explora a relação dos cães e gatos com os seres humanos ao longo dos séculos.

Comenta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.