A Ciência Viva homenageia as cientistas portuguesas no Dia da Mulher

No dia 8 de Março, Dia da Mulher, a Ciência Viva e a Academia das Ciências de Lisboa prestam homenagem às mulheres cientistas portuguesas, com um programa especial – do qual consta um painel de cientistas e deputados –, seguido de um debate com estudantes do ensino secundário.

Com início às 11h, a abertura estará a cargo de Artur Anselmo de Oliveira Soares (presidente da Academia das Ciências de Lisboa), Alexandre Quintanilha (presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência) e Fernanda Rollo (secretária de Estado da ciência), para se dar seguimento a uma sessão em colaboração com a Academia Nacional de Belas-Artes e com a Academia da História, ambas representadas pelas suas presidentes, Natália Correia Guedes e Manuela Mendonça respectivamente.

Para as 11h15, está programado um painel com intervenção de seis cientistas mulheres, como a arqueóloga Alexandra Figueiredo, a engenheira electrotécnica Isabel Trancoso ou a astrobióloga Zita Martins. Seguir-se-à mais tarde um painel com intervenções dos deputados da Comissão de Educação e Ciência: Ana Mesquita (PCP), Elza Pais (PS), Luís Monteiro (BE) Nilza de Sena (PSD) e  Ana Rita Bessa (CDS-PP).

O debate com estudantes do ensino secundário deverá começar pelas 12h15, com a sessão a terminar às 13h. O evento é de entrada livre. Poderá saber mais sobre esta celebração especial do Dia da Mulher – e em particular das Mulheres na Ciência – no site da Ciência Viva.

Comenta