Mulheres Supernova

As Mulheres Supernova são mulheres portuguesas que desenvolvem actividade nas mais distintas áreas científicas, desde as Ciências Exactas às Ciências Sociais e Humanas.

Inspirada pela exposição Mulheres na Ciência, uma homenagem da Agência Ciência Viva às mulheres cientistas portuguesas, decidi começar a traçar o perfil das cientistas ao meu redor e a dar voz ao seu percurso na ciência.

A participação feminina na construção do pensamento científico é tão antiga quanto o princípio da ciência, apesar da imposição de papéis de género. Contudo, o número de mulheres a ingressar em cursos nas áreas exactas e tecnológicas continua a ser inferior ao dos homens.

Segundo um estudo publicado no Harvard Business Review, embora 41% dos cientistas, engenheiros e tecnólogos de alto nível sejam do sexo feminino, 52% das investigadoras desistem da carreira.

Sem preciosismos, pretende-se, por isso, não só homenagear mulheres que, por diferentes razões, enveredaram por uma área em que a presença masculina continua a predominar, como provar que os cientistas não são ‘bichos de sete cabeças’ e que partilham outros interesses, como a literatura, a escrita criativa ou o teatro.

Porque as ciências sociais e humanas, como a História ou a Psicologia, são ciências tão importantes quanto as exactas, as Mulheres Supernova não são só engenheiras ou matemáticas, mas também historiadoras, psicólogas ou economistas.

Convido, por isso, todas as mulheres cientistas, que estejam a desenvolver ou já tenham desenvolvido actividade científica, a manifestar interesse – através de um email – em ser a próxima mulher supernova.

Todas as Mulheres Supernova são retratadas, através de ilustração com acabamento digital, por Daniela Pineu Oliveira e Artur Tavares, os ilustradores oficiais deste projecto.

Publicações
Clique nas ilustrações para ler os respectivos artigos.

Catarina Coelho é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Potterhead assumida, partilha o amor pelo Harry Potter com o amor pela microbiologia.

Mulheres Supernova — Margarida Pestana
Margarida Pestana é licenciada em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e fez muita ginástica até começar a trabalhar como freelancer na área do marketing digital e na criação e gestão de conteúdos para redes sociais na Bless Woman, uma agência de comunicação de marca pessoal para mulheres.