Explica-me o que é o Beachcombing

Explica-me o que é o beachcombingph.Rafael Souza

O beachcombingconsiderado uma atividade naturalista, consiste em percorrer as praias à procura de organismos, às vezes incompletos, e objetos de valor, interesse ou utilidade que foram transportados pelo mar até à linha de costa. Conchas de moluscos, carapaças ou patas de crustáceos, equinodermes, ovos, ossos, algas marinhas, pedras, seixos e pedaços de vidro foscos e coloridos e até fragmentos de objetos de cerâmica.

Os praticantes de beachcombing costumam consultar a tabela de marés para poderem planear as suas saídas de campo, neste caso de praia. Recomenda-se que não andem descalços para que possam procurar perto de rochas ou outras zonas perigosas. Um saco para transportar as descobertas, uma máquina fotográfica e um caderno de desenho são essenciais para aproveitar ao máximo.

O melhor período do dia para a atividade é durante a maré baixa, uma vez que se tem acesso a zonas de outra forma submersas. Durante o inverno, de manhã e após uma tempestade (porque quer o vento forte como a ação das ondas transportam objetos flutuantes ou que estavam presos no fundo do mar até á linha de maré alta) são períodos igualmente favoráveis.

Os achados tornam-se num verdadeiro tesouro colecionável. João Petronilho guarda-os e cataloga-os com a ajuda de guias. Podes conhecer cinco ou 15 tesouros para encontrar na praia ou descobrir as 43 ilustrações de identificação de espécies, encontradas na costa portuguesa, que Marília Santos criou durante a sua tese de mestrado.

Partilho um guia de beachcombing para os curiosos, uma obra de achados de praia, assim como uma ajuda para a catalogação. Para atiçar ainda mais a vontade, fica uma galeria de imagens encontradas no instagram.

2 Comments

  1. Pingback: Actividades para fazer em família no verão – Supernova

  2. Pingback: Livros ilustrados para abraçar a natureza – Supernova

Comenta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.