5 livros de ciência em que mergulhar

5 livros de ciência em que mergulharph.João Silas

Ddesde que me assumi apaixonada por Comunicação de Ciência, comecei a ler cada vez mais livros sobre ciência. Ainda antes de setembro, consegui um empréstimo da Breve História de Quase Tudo, de Bill Bryson. Seguiu-se, no âmbito de um seminário, o Failure: Why Science Is So Successful, de Stuart Firestein. Como consequência, tenho aumentado a lista de livros a adquirir num futuro próximo. Por enquanto, recomendo cinco livros de ciência (e como a comunicar).

Nós, os Micróbios e uma Visão Alargada da Vida

Já vos dei a conhecer Ed Yong, um comunicador de ciência brilhante, autor desta obra – Nós, os Micróbios e uma Visão Alargada da Vida – sobre os “companheiros microscópicos que esculpem os nossos órgãos, protegem-nos das doenças, orientam o nosso comportamento e bombardeiam-nos com os seus genes”.

Por Que Choramos Quando Cortamos Uma Cebola?

Encomendei esta obra, de Filomena Naves e Teresa Firmino, há pouco tempo e mal posso esperar para começar a ler. As autoras são jornalistas, especialistas em temas de ciência, e tentam, em apenas 264 páginas, responder a uma série de perguntas curiosas.

“Por que é que o céu à noite é negro? Afinal, os animais conseguem ou não pressentir os terramotos? Por que é branca a neve? Por que se ri a hiena? Por que devemos tomar o antibiótico até ao fim? Por que é que as árvores não crescem até ao céu? Por que é que as claras ficam em castelo? A laranja à noite mata?”.

The Common Sense of Science

Infelizmente penso que não há edição portuguesa desta obra do matemático (e, espantem-se, poeta) Jacob Bronowski. É, sobretudo, uma provocação por transmitir a ideia de que a ciência e as artes professam, no que é essencial, a mesma visão. É uma questão que me interessa particularmente, uma vez que acredito que sejam questões complementares. É possível ler uma amostra no Google Play.

Recomendo a leitura das publicações na secção de Arte + Ciência.

The Seven Secrets of How to Think Like a Rocket Scientist

Escrito por Jim Longuski, com ilustrações de Masataka Okutsu, aborda não o conteúdo da ciência dos chamados rocket scientists, mas os seus métodos de fazer ciência e como qualquer um de nós os pode adotar quer sejamos cientistas ou não. Comecei a ler a amostra no Google Play (bendito seja!) e já está na minha lista de livros a adquirir num futuro próximo.

A obra está dividida em sete partes, com vários capítulos cada. Começa pela importância do sonho e, já dizia o Gedeão, “o sonho comanda a vida” e, completa o Pessoa, quando o “homem sonha, a obra nasce”. Destaco, contudo, o segundo capítulo da primeira parte, que se concentra na big picture, isto é, em como é essencial que nos concentremos no objetivo final em vez de nos deixarmos desmotivar pela dificuldade presente.

O capítulo dois, Work on The Big Picture, começa logo com um exemplo tão engraçado quanto revelador. Quando um miúdo pergunta a dois ladrilhadores (um ladrilho é basicamente um tijolo) o que é que eles estão a fazer, o primeiro responde irritado “Não consegues ver? Estou a colocar tijolos”, enquanto o segundo, com um brilho nos olhos, explica que está a construir uma catedral. Não é preciso fazer um desenho para perceber o génio disto, certo?

5 livros de ciência em que mergulhar - Bright Sky, Starry City

Ilustração de Bright Sky, Starry Night, que celebra as mulheres na astronomia

Lá Fora – Um Guia para Descobrir a Natureza

Das biólogas Maria Dias e Inês Rosário, com ilustrações de Bernardo Carvalho, talvez possa parecer um pouco deslocado entre os outros títulos, mas é uma obra que quero mesmo adicionar à minha prateleira, mesmo sendo considerado um livro para crianças. Trata-se de um guia para despertar a curiosidade pela fauna, a flora e outros aspetos do mundo natural que podem ser observados em Portugal. Com propostas de atividades, é o incentivo perfeito para sair de casa e descobrir o que existe “Lá fora”. É possível folhear na página da editora Planeta Tangerina.

Ilustração científica em “Lá fora – Guia para descobrir a natureza”

2 Comments

Comenta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.