E se os elementos da tabela periódica fossem personagens fantásticos?

E se os elementos da tabela periódica fossem personagens fantásticos?

A artista Kaycie Dunlap transformou os elementos da tabela periódica em personagens fantásticos. Trata-se de um projeto que criou no âmbito do seu bacharelato e que expôs, em 2001, no Milwaukee Institute of Art & Design

ARTE E CIÊNCIA: UMA TABELA PERIÓDICA ANIMADA

tabela periódica trata-se da disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função das suas propriedades. As linhas horizontais estão dispostas de acordo com as massas atómicas crescentes e as colunas verticais com os elementos de propriedades semelhantes. Criada por Dimitri Mendeleev, permite prever características como o comportamento dos atómos e das moléculas. Este trabalhou valeu o Prémio Nobel ao químico russo em 1906.

Kaycie Dunlap possui um major em Animação e um minor em Ilustração no Milwaukee Institute of Art & Design. A residir na Califórnia, trabalha na indústria dos jogos, enquanto desenvolve outros projetos, assim como uma história para os personagens que criou para a sua senior thesis Elements – Experiments in Character Design.

A ideia de transformar os elementos da tabela periódica em personagens surgiu a Dunlap no secundário, numa aula de química, mas só mais tarde acabou por materializar o desejo. Inicialmente apresentou o projeto apenas com 88 elementos. Atualmente permanecem por desenhar apenas seis dos cerca de 118 elementos conhecidos.

Cada elemento personifica, numa figura humana, os seus atributos. O hidrogénio assemelha-se a uma criança numa cápsula de água, cuja descrição o apresenta como o elemento mais pequeno, leve e abundante do universo.

É possível visualizar o projeto completo na página oficial ou, mais facilmente, no álbum criado pela página Chemistry Addiction.

ELEMENTOS NUM BARALHO DE CARTAS

Kaycie Dunlap criou ainda um baralho de cartas, constituído pelos 112 elementos que desenhou, em que a frente é o personagem e o verso as suas características e propriedades. Está à venda online por 32,67€. É perfeito para estudantes, professores e apaixonados por química. De forma fácil e divertida é possível aprender ciência através destas flash cards.

Filed under Arte + Ciência

Raquel Dias da Silva. Licenciada em Ciências da Comunicação – Área Opcional de Jornalismo e a frequentar o Mestrado em Comunicação de Ciência na FCSH-UNL, gosto de observar, desmontar fenómenos e partilhá-los através de histórias. Apaixonada por jornalismo (sobretudo cultural, ambiental e de ciência), alimento-me do que me faz pensar – teatro, livros e outros quebra-cabeças – e do que me deixa sem palavras – natureza, gastronomia, música e a arte de fotografar.

Comenta