Astro Homus, retratos do homem do espaço

Astro Homusfotografia por Susana Neves para o projecto Astro Homus

Astro Homus é um projecto da autoria da fotógrafa Susana Neves, com conceito e enquadramento científico do astrónomo Pedro Figueira. Através da fotografia e dos testemunhos dos protagonistas, revela os bastidores da Astronomia e dá a conhecer o lado humano da ciência.

O projecto começou por ser delineado seguindo a temática dos exoplanetas (planetas fora do sistema solar) como fio condutor e documenta-o através das principais personagens, nacionais e internacionais, envolvidas na construção do espectrógrafo ESPRESSO para o Observatório Europeu do Sul (ESO).

A fotógrafa Susana Neves ficou responsável por se infiltrar entre os astrónomos e de captar a essência de “pessoas que querem compreender o seu lugar no universo – e que ao mesmo tempo têm opiniões, ideias e problemas que nos esquecemos que podiam ter.”

O trabalho de campo foi realizado no Observatório Roque de los Muchachos, na ilha de La Palma, no Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, no Observatório de Genebra e no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (este centro e o de Lisboa fundiram-se, no final de 2014, no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)).

Depois de meses como exposição itinerante, Astro Homus materializou-se em livro, disponível para venda directa no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto pelo valor de 9€ ou online, com acréscimo das despesas de envio.

Exposição Astro Homus na Mina de Ciência – Centro de Ciência Viva do Lousal

Filed under Arte + Ciência

Raquel Dias da Silva. Licenciada em Ciências da Comunicação – Área Opcional de Jornalismo e a frequentar o Mestrado em Comunicação de Ciência na FCSH-UNL, gosto de observar, desmontar fenómenos e partilhá-los através de histórias. Apaixonada por jornalismo (sobretudo cultural, ambiental e de ciência), alimento-me do que me faz pensar – teatro, livros e outros quebra-cabeças – e do que me deixa sem palavras – natureza, gastronomia, música e a arte de fotografar.

Comenta