Apps e jogos de ciência que tens de conhecer

Apps e jogos de ciência que tens de conhecerph.Tony Lam Hoang

Existem centenas de apps e jogos capazes de provar que a ciência é divertida e que é possível utilizar as novas tecnologias para te conectares com a natureza ou para explorares o universo. Mas por que não começarmos apenas por umas quantas?

Aplicações


Night Night Sky LiteSky Lite

Esta é a aplicação perfeita para quem gosta de se alienar a olhar para o céu. Basta apontar o dispositivo na direção certa para embarcar numa experiência imersiva de identificação de estrelas, planetas, constelações e até mesmo satélites.

Cosmolander – Missions in the solar system

Para miúdos a partir dos seis anos (e graúdos) apaixonados pelo espaço e astronomia, esta aplicação permite aprender factos curiosos e informação acerca do sistema solar através de uma autêntica viagem interestelar. Com uma interface amigável e a voz do narrador, é possível:

  • EXPLORAR individualmente os planetas para saberes mais sobre eles e estudares as suas características, tudo graças a 4 secções cheias de detalhes (estrutura, satélites, factos curiosos, viagens e descobertas).
  • JOGAR realizando diversas missões para cada um dos planetas com a tua nave espacial.
  • DESCOBRIR factos curiosos e informações acerca dos planetas através de testes que permitem que efetues uma missão secreta no planeta que escolheste.

Chemist

Sempre quiseste ter um laboratório químico portátil? Com esta aplicação com efeitos 3D podes fazer experiências e explorar reações químicas com diferentes instrumentos. Podes tentar verter reagentes num copo químico ou numa proveta e misturá-los.

Com uma base de dados de mais de 200 reagentes e em constante atualização, estás à vontade para te armar em cientista maluco/a. Depois de cada experiência, é possível ler o relatório de laboratório que anotou todos os processos.

Mata Nacional da Machada

Para ser utilizada exclusivamente na Mata Nacional da Machada, no Barreiro, esta aplicação ajuda à exploração da fauna e da flora locais. Com agenda de atividades, mapas dos percursos disponíveis e informações acerca da biodiversidade circundante.

Jogos


Solarium

Este jogo, disponível gratuitamente no Steam, é um simulador de um futuro distante em que uma raça de alienígenas cooperou com os terráqueos para explorar as galáxias e documentar todas as formas de vida a fim de as preservar, apenas no caso de uma catástrofe.

Para quem não quer instalar o Steam, basta aceder ao site oficial da produtora do Solarium ou à Windows App Store. O objetivo do utilizador, como botânico em treino, é reconstruir o ADN de plantas num centro de estudo botânico intergaláctico e responder a perguntas para testar habilidades, ganhar pontos e superar desafios.

InCell VR

Para este jogo de realidade virtual, disponível gratuitamente no Steam, recomenda-se a utilização de um VR headset, mas é possível utilizar apenas um teclado ou um joystick. O objetivo é desbloquear nova tecnologia para curar a humanidade através da seleção do caminho certo até ao núcleo da célula. Cada objeto encontrado oferece habilidades únicas para melhorar os padrões de corrida ou para proteger as células com diferentes estratégias.

Universe Sandbox 2

Este jogo de realidade virtual, disponível por 22,99€ no Steam, é um simulador espacial que mistura em tempo real gravidade, clima, colisão e interações materiais para desvendar a beleza do nosso universo e a fragilidade do nosso planeta. O utilizador pode simular gravidade, colisões entre planetas e estrelas, alterações climáticas, alterações na estrutura dos planetas, criar estrelas e muito mais. Para quem quer apenas experimentar, existe uma versão gratuita.

Mais sugestões?

Desafio-vos a experimentar estas sugestões (e a aplicação Cell Lab, como bónus) para aprender ciência enquanto se divertem e a gravarem ou escreverem sobre o processo. Não se esqueçam de deixar as vossas próprias sugestões nos comentários e de partilharem opiniões.

Comenta